Sponsor Advertisement

Labels

Ads 468x60px

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Detalhado: Rogue One é melhor que The Force Awakens?


Agora, já com bastante tempo para digerir os dois filmes, podemos finalmente tirar as nossas conclusões e quem sabe perceber qual o melhor. Temos de ter em conta que arte (como é o cinema) é subjectivava e tudo varia de opinião para opinião. O bom disto, é que nesta Era de Star Wars da Disney já tivemos dois filmes e um numero ainda ilimitado de muitos mais que virão (o episódio VIII ao virar da esquina e o filme de Han Solo).
O Forte de Star Wars, para além de esticar os limites cinematográficos, dos efeitos especiais, da historia, são também os personagens, vou, por isso, basear-me nestes pontos que tornaram esta uma das sagas mais adoradas de todo o cinema.

A) Esticar os limites cinematográficos
B) Efeitos especiais
C) A historia
D) As personagens. 

The Force Awakens: conseguiu, pela sua maior parte, agradar e reunir os fãs de ambas as trilogias, e fazer com que todos estejam entusiasmados quanto ao futuro do franshise.


A) Pode não ter esticados os limites, ter sido inovador ou trazer algo de novo, mas usou o que já existe no seu máximo potencial. É um filme bonito de se ver, cenários e paisagens.

B) Troce de volta os efeitos práticos, conseguiu combinar, quase na perfeição, computador com os efeitos práticos. O filme troce de volta aquele realismo que a trilogia original tinha.

C) É divertido, tem aquele sentido de aventura. The Force Awakens falhou, no entanto, em entregar uma historia inovadora e o terceiro acto foi pouco memorável. Um filme, a ter só dois bons actos, deve pelo menos acabar em grande e não desinchar antes do fim. Foi quase um reboot, com uma "Estrela Da Morte" que ninguém se importou. O momento alto da historia em The Force Awakens é, de um ponto de vista narrativo, a primeira parte do filme, o primeiro e segundo acto são bons, a meu ver: muito bons. É no terceiro que acto cai em repetição exagerada, um final já visto e com pouco em jogo (não incluído o duelo entre Rey, Finn e Kylo Ren).

D) O episódio VII troce-nos novos e empolgantes personagens que não precisaram da muleta dos antigos: Poe, o melhor piloto da galáxia, Finn, um stormtrooper desertor e Rey, uma forte protagonista feminina que tem a Força consigo. Não é fácil, numa galáxia já recheada de favoritos dos fãs, conseguir sobressair, mas eles conseguiram. Além disso, troce de volta as três personagens principais que nos fizeram adorar esta historia com forças místicas e guerras espaciais (mesmo que Luke tenha tido só quinze segundos de cena e nenhuma fala)

Rogue One: o primeiro de muitos spin-offs, melhorou o episódio IV, mostrando o heroísmo e sacrifício para lá chegar.



A) Outra vez, pode não ter sido inovador, no sentido literal da palavra, mas foi filmado como se fosse. Foi conseguido uma melhor noção de escala, vemos naves e veículos do ponto de vista dos personagens e percebemos como realmente são grandes, e em certos casos, ameaçadores. O filme dá-nos também a perspectiva dos pilotos durante a grande batalha espacial e é neste filme que está, talvez, a melhor acção (em batalha) de todos os pré-existentes Star Wars - e isso é dizer muito.

B) Houve, outra vez, uma combinação quase perfeita entre efeitos práticos e computador, fizeram propositadamente algumas naves parecessem modelos em miniatura.

C) Rogue One é o mais diferente de todos os filmes Star Wars; verdade, esse é o objectivo, é afinal um spin-off, mas para alguns fãs já habituados a certas batidas na historia mais que notar-se, sente-se. O filme leva o seu tempo a progredir, não há pressa. Aqui é conseguido o impensável, tornar um clássico do cinema, o episodio IV, este tão querido filme com uma colossal legião de fãs, ainda melhor. Encaixou na perfeição e acrescentou contexto ao episódio IV .

D) Existe em Rogue One várias personagens, novos vilões e o retorno de caras conhecidas. As personagens, apesar de muito boas, não são tão carismáticas como as personagens da trilogia original. Leia teve o tempo ideal e serviu o suficiente a historia, mas Tarkin, apesar de um grande feito, acabou sendo uma distracção. Vader no seu melhor, pecou só pelo seu pouquíssimo tempo em cena.


Conclusão: Estas foram duas excelentes adições ao já existente. Eu, um fã já desde criança, estou imensamente agradecido pela sua existência. Tivemos a aventura, os duelos de lightsaber, as batalhas espaciais, as personagens. O que eu quero de futuro é mais de igual qualidade ou ainda melhor.  Existe espaço para os dois filmes, mas é divertido os dissecar.

A - Dou o ponto "A" a Rogue One
B - Distribuído pelos dois
C- Dou a Rogue One, mas só por causa da base Starkiller em The Force Awakens.
D- Dou o ponto a The Force Awakens.

Se fizer sentido, um é o melhor filme e o outro o melhor filme Star Wars. The Force Awakens segue as batidas dos outros filmes da saga e tem já personagens memoráveis. Sim, tem problemas narrativos que são, no entanto, perdoáveis. Rogue One é a melhor "prequela", encaixa melhor que qualquer outra num filme já existente e tem a melhor acção de todos os filmes Star Wars, mas falta-lhe personagens de melhor carisma.

0 comentários:

Enviar um comentário